Avançar para o conteúdo

O autêntico pão de Curitiba

Desde a década de 1870

Treinamentos para padarias e para o público em geral.

    Neste post do BLOG DE CENTEIO o presidente do SIPCEP Vilson Borgmann, nos atualiza sobre os treinamentos para as Broas de Centeio.

    Qual é o objetivo dos treinamentos?

    A ideia é compartilhar o que sabemos com nossos colegas e com o publico em geral. Não pretendemos ensinar a fazer pão a quem já sabe. Porem sim, acreditamos que é importante insistir sobre a necessidade de se preservar o que historicamente acontecia, que era uma boa proporção de centeio. As broas são muito mais do que uma receita, por isso o objetivo destes treinamentos é compartilhar a historia, as técnicas, as receitas e os critérios de qualidade, como por exemplo, a fermentação e a quantidade de centeio, que garantam a continuidade do saber fazer deste tradicional pão curitibano.

    Quem participou dos treinamentos até agora?

    Foram cinco treinamentos de seis horas de duração cada, que foram ministrados por Eduardo Engelhardt, que alem de ser nosso vice-presidente, é um dos sócios da centenária Padaria América, uma referencia histórica das Broas de Centeio, e pela engenheira de alimentos Claudine Botelho e por Oscar Luzardo, que são os autores do livro: “Origem, notoriedade e continuidade histórica das Broas de Centeio em Curitiba”. Até agora tivemos somente os treinamentos para as padarias, tanto para proprietários como para funcionários, e no segundo semestre vamos também ter turmas para o publico em geral, que já se manifestou interessado em conhecer mais sobre esta tradição.

    Houve uma recepção importante sobre este tema dentre nossos associados, muitas padarias se mostraram interessadas, a pesar de que não todas conseguiram conciliar a agenda para participar. Até e hoje vinte e cinco padarias participaram dos treinamentos, entre empresas associadas e não associadas ao sindicato.

    Quais são as vantagens para as empresas associadas ao SIPCEP?

    Todas as empresas são bem vindas às atividades no sindicato. Mas naturalmente aquelas que são associadas sempre terão uma vantagem em relação ao custo de participação de todos os cursos, atividades, treinamentos, e acesso ao clube de compras e assessoramento jurídico. Mesmo assim, muito do trabalho do sindicato desde o ponto de vista institucional em relação às autoridades estatais e municipais, assim como a representação na negociação da convenção coletiva para o setor, tem impacto em todo o setor de panificação.

    Quais são os próximos passos?

    Para o segundo semestre do ano teremos muitas novidades com as Broas de Centeio! Mais treinamentos, um festival, entre outras ações que nos permitam fomentar a transmissão cultural deste patrimônio imaterial de Curitiba.