Avançar para o conteúdo

O autêntico pão de Curitiba

Desde a década de 1870

Treinamentos para as broas de centeio

Para inaugurar as postagens, o BLOG DE CENTEIO conversou com Vilson Borgmann e Eduardo Engelhardt, presidente e vice respectivamente do SIPCEP.

Eduardo Engelhardt e Vilson Borgmann

Qual é o autentico pão de Curitiba?

Eduardo: Olha Curitiba tem alguns, mas o principal com certeza são as Broas de Centeio. Aquela tradição, aquela coisa que as nonas, as omas, e as avós tanto polonesas como ucranianas e alemãs faziam em casa e que muitas padarias fazem, é o autentico pão de Curitiba.

Quem é mais antigo, o SIPCEP ou as Broas de Centeio?

Vilson: O sindicato é antigo. O sindicato foi um dos fundadores da Federação das Indústrias do Paraná, (FIEP) em 1945. Nós fomos fundados um pouco antes em 1942, porém sem duvidas, as Broas de Centeio são anteriores, elas provavelmente estiveram na nossa inauguração, porque elas já eram uma tradição em Curitiba, ao menos meio século antes da fundação do sindicato.

Qual é a diferença entre as Broas de Centeio que as omas produziam e as que são produzidas nas padarias?

Eduardo: Olha talvez as das omas, as broas das vovós, fossem as mais gostosas por que com certeza tinham um amor de família a mais. Não tem nada mais gostoso que uma broa da nona, da oma. Mas a diferença em relação às broas produzidas nas padarias e as produzidas por este grupo especifico vinculado ao SIPCEP, é que neste grupo de padarias estamos produzindo broas com critérios definidos de qualidade, com quantidades máximas e mínimas de determinados ingredientes, por exemplo, a quantidade de centeio. Estes critérios compartilhados através de treinamentos especialmente desenhados para esse objetivo ajudam a manter a qualidade e a tradição.

Onde são realizados esses treinamentos, a que se referiu o Eduardo?

Vilson: Hoje o sindicato conta uma escola de panificação. Essa escola está disponível para fazer os treinamentos tanto dos associados, como dos não associados, assim como do publico em geral. Porque conforme já foi divulgado, nosso objetivo e levar esta receita à maior quantidade de gente possível, para que todos tenham conhecimento dessa pequena fração da historia e da cultura do nosso estado do Paraná e da nossa Curitiba.

Qual é a estrutura que dispõe o sindicato para a realização destes cursos?

Vilson: Para a parte pratica hoje na escola temos o que há de melhor no setor de produção, e para a parte teórica contamos com um amplo auditório aqui dentro da nossa sede.

Os cursos serão os mesmos para todos os públicos?

Eduardo: Como Vilson comentou, os treinamentos são abertos para todas as pessoas, tanto físicas como jurídicas, para associados ao SIPCEP, e para os não associados, porem a forma e o conteúdo é adaptado para o perfil e os objetivos dos diferentes públicos.

Se você ficou interessado em participar dos treinamentos, entre na aba CONTATO deste site e preencha o FORMULÁRIO.

Com muito prazer entraremos em contato e informaremos as datas disponíveis para o seu perfil. Até o próximo Blog de Centeio, que já está  fermentando!