Avançar para o conteúdo

O QUE É A INDICAÇÃO GEOGRÁFICA BROAS DE CENTEIO DE CURITIBA?

A Indicação Geográfica Broas de Centeio de Curitiba é umas das ações do Plano de Salvaguarda deste Patrimônio Cultural Imaterial.

Em fevereiro de 2023, um grupo de padeiros Associados ao SIPCEP requereram ao INPI o registro da Indicação Geográfica, com o objetivo de preservar as principais características históricas das tradicionais Broas de Centeio, a saber: 

    a) uma quantidade mínima de Centeio, e

    b) a utilização, tal como nas origens, de fermento natural.

O reconhecimento da indicação geográfica foi deferido em janeiro de 2025. 

COMO IDENTIFICAR OS ESTABELECIMENTOS QUE PRODUZEM AS BROAS DE ACORDO À INDICAÇÃO GEOGRÁFICA?

Essas padarias se identificam por meio da exibição do certificado de produtor e de um cartaz (como o modelo ao lado), que é entregue após terem realizado o  processo de qualificação.

Para se qualificar os produtores de broas de centeio devem:

    a) estar formalizados conforme a legislação brasileira,

    b) dentro da área geográfica estabelecida, e

    c) Cumprir com o disposto e se sujeitar aos mecanismos de controle definidos no Caderno de Especificações Técnicas, (“regulamento”) da Indicação Geográfica.

Cartaz padarias

COMO PARTICIPAR DA INDICAÇÂO GEOGRÁFICA?

Caso sua padaria não participe ainda como produtor da indicação de procedência e deseje fazê-lo preencha este formulário eletrônico e em breve entraremos em contato para iniciar o processo de qualificação:

Ao participar do processo de qualificação, os produtores, assumem o compromisso de respeitar e cuidar da tradição das broas de centeio, assim como transmitir do saber fazer e consumir broas de centeio para as futuras gerações de padeiros e consumidores curitibanos.